Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
23 de dezembro de 2023 às 10:00

O tempo dos cidadãos diferenciados

O mérito e a igualdade básica perante a lei e o Estado só se garantem sem privilégios, sem derivas oligárquicas instaladas no coração do poder público, que o molda a seu bel-prazer.

O ódio às elites tem muitas manifestações na História. A Revolução Francesa foi um dos seus grandes momentos, que inspirou os movimentos políticos e sociais um pouco por todo o mundo. Em França, há pouco tempo, as manifestações dos coletes amarelos estavam cheias de jovens sem emprego, sem casa, sem salário, que mostravam a guilhotina em cópias de cartão. Que atacavam as forças da ordem e eram atacados por estas, impiedosamente. Todos filhos do povo, clássicos instrumentos do poder os que batem, símbolos da raiva social gerada pela desigualdade os segundos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.