Sábado – Pense por si

4
Ricarte Dácio a trabalhar em Londres, muitos anos antes da tragédia que provocaria
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho, 3ª parte: o território da tragédia

E assim chegamos ao fatídico dia: 28 de julho de 1995. Depois da tragédia, D. Alice percebeu que, na véspera, o patrão estivera a escrever um conjunto de cartas, uma das quais destinada a ela própria. Outras, a vários poetas. Pedia desculpa pelo transtorno. O sangue das vítima sujara toda a casa. Os filhos ingleses só souberam anos depois e ainda procuram respostas.

Madalena (à dta.) brinca com a irmã, Mariana, quando termina o tempo dedicado ao telemóvel
Susana Lúcio

Crianças sem fazer nada é bom

Não haver atividades planeadas estimula a criatividade e desenvolve a autoestima. Mas os pais não podem interferir nestes momentos.

Vanda Marques

Onda de calor matou 2.300 pessoas na Europa

Novo estudo do Imperial College de Londres analisou as consequências das temperaturas extremas no final de junho. Cerca de 88% das vítimas mortais têm mais de 65 anos. Só em Lisboa morreram 92.

Sónia Bento

Os miúdos devem ajudar em casa?

Sim. Limpar o pó, arrumar a loiça ou pôr a mesa são coisas que os pais têm de ensinar aos filhos porque lhes dá competências, responsabilidade, segurança e autoestima.

Lucília Galha

Covid Longa: Kalea não tem energia sequer para falar

Tem 14 anos e passa os dias deitada, não suporta a luz nem os sons e não consegue sequer levantar-se ou virar-se na cama. Vive em Dresden, na Alemanha, e não vai à escola há três anos. O seu estado foi espoletado pelas duas vezes que foi infetada pela Covid. E tem poucas probabilidades de vir a recuperar totalmente.

Marco Alves

A vida de luxo dos portugueses no Dubai

Os salários são muito mais altos do que em Portugal e não há IRS – o que se ganha é o que cai na conta. A criminalidade é tão baixa que há quem deixe o carro aberto. Estão rodeados de luxo e são aliciados pelos bancos para comprarem um Porsche ou um Ferrari. Há 351 portugueses donos de imóveis no Dubai e há quem gaste 10 milhões de euros numa casa.

Lucília Galha

Irmãos: o elo esquecido do cancro

Quando uma criança adoece o impacto é sentido por toda a família. Nesta equação, há crianças que, por vezes, são negligenciadas – ainda que involuntariamente. O tratamento dura anos, implica a presença de um dos pais e o que está em causa é a sobrevivência.

Sofia Parissi

JMJ. As confissões no Parque do Perdão

Em Belém centenas de peregrinos dirigiram-se, na quarta-feira, para o Parque do Perdão. É lá que estão os 150 confessionários construídos por reclusos.

Alerta para o ‘big five’ da saúde digestiva

Guilherme Macedo sublinhou que é preciso promover a saúde digestiva em Portugal, país onde morrem, por ano, 10 mil pessoas por cancros digestivos (30 portugueses por dia) e “no qual morre uma equipa de futebol por dia só de cancro do cólon e reto”.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)