Devemos falar com os nossos patudos como se fossem humanos? Saiba o que diz a ciência sobre isso
Quase todos nós falamos com os nossos animais como se fossem pessoas. Mas será que isto faz algum sentido para cães e gatos?
Quase todos nós falamos com os nossos animais como se fossem pessoas. Mas será que isto faz algum sentido para cães e gatos?
As doenças cardiovasculares continuam a ser as que mais matam, mas a ciência resolve-as cada vez melhor. Fazem-se cirurgias de peito aberto sem interromper os batimentos, há miniórgãos criados em laboratório para estudar medicamentos e pensos cardíacos com potencial para regenerar este músculo. Até a insuficiência deixou de ser uma sentença – já é possível viver com um coração artificial.
O investigador em Ciência Política, José Adelino Maltez, elogia, por outro lado, a postura de António José Seguro, que “ficou calado”
O Ano em Palavras de 2025 oferece "uma visão plural do ano, cruzando política, diplomacia, cultura, arte, desporto, ciência, ambiente e temas sociais, compondo um retrato lexical, fotográfico e noticioso acessível".
Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.
Nuno Loureiro dirigia o Centro de Ciência do Plasma e Fusão do MIT desde maio de 2024.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação explicou que a prioridade será dada às escolas com maior número de alunos e que nunca tiveram biblioteca, incluindo 30 agrupamentos onde “não existe uma única biblioteca”.
O melhor amigo do Homem também foi o melhor companheiro de viagem. É a ciência que o diz.
O museu da Levi’s, no estado norte-americano da Califórnia, volta a abrir portas após cinco anos de encerramento, com uma exposição que celebra figuras lendárias da ciência, da música e da cultura popular, e as peças de ganga que marcaram gerações.
A posição foi subscrita pelos reitores das universidades de Coimbra, do Minho, do Porto, de Lisboa e do ISCTE e Rui Vieira de Castro.
OE2026 prevê um "aumento de 6%" para as áreas da educação, ensino superior e ciência, ou seja "mais 621 milhões de euros".
Sánchez considera que a mudança de horário já não faz sentido uma vez que a maioria dos cidadãos reclama que ela não seja feita e a ciência afirma que perturba os ritmos biológicos.
"É mais uma frente que a ciência abre contra doenças que são, no presente, difíceis de tratar", salientou o investigador Miguel Castanho.
Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.
A investigadora e ativista pela conservação da natureza revolucionou a ciência moderna.