Sábado – Pense por si

Portugal tem um dos consumos de álcool mais elevados da OCDE
Lucília Galha

E se houvesse um "Ozempic" para o álcool?

Na verdade existe, chama-se naltrexona e destina-se a tratar as dependências desta substância - não para um uso recreativo. Profissionais de saúde no Reino Unido sugerem que poderia ajudar a combater os excessos das festividades.

É um clássico de Natal que há mais de 30 se enfia nos ouvidos à custa de o escutarmos vezes sem conta nesta quadra
Mónica Baltazar

E esta música que não me sai da cabeça

Ficar com a canção natalícia de Mariah Carey no ouvido, depois de ouvi-la vezes sem conta. É mania? Não. O fenómeno tem um nome - earworm- e é explicado pela Ciência.

4
Luís Filipe Borges
Luísa Oliveira

“Comprei o primeiro descapotável aos 26 anos”

Já mostrou, tal como queria, que é muito mais do que o Boinas. Enquanto, no palco, trata da crise da meia-idade a rir, atrás das câmaras realiza o sonho de dirigir um filme sobre a sua terra.

Nem todo o kefir é kefir. E isso pode mudar tudo

Em conversa com o médico Pedro Brogueira, especialista em doenças infeciosas, explorámos o papel do kefir e da microbiota na saúde digestiva. Porquê? Porque é urgente clarificar o que é, afinal, o verdadeiro kefir.

Demência: como travar a explosão
Lucília Galha

Demência: Descubra como travar esta nova pandemia

As projeções não são animadoras: até 2050 prevê-se que o número de demências triplique. Porém, nem tudo são más notícias: é possível mudar de rumo e prevenir quase metade dos casos. Pela primeira vez, em 15 anos, há medicamentos que abrandam a progressão da doença. Mas, a maior parte do trabalho está ao alcance de cada um. Não é preciso nada elaborado, basta estimular o cérebro. Sabia que conversar com os seus amigos cria mais neurónios do que fazer sudokus?

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente