Sábado – Pense por si

Lusa

Rocha diz deixar partido com "total autonomia"

O ex-líder da IL fez um balanço dos seus dois anos à frente do partido, elencando propostas que foram apresentadas na área da saúde, habitação, impostos ou da reforma do Estado.

Lusa

IL pede meritocracia no Estado

"Não quero ninguém na administração pública por ter cartão partidário, mas também não quero ninguém na administração pública a fazer contravapor a quem está no Governo", disse o primeiro-ministro.

Alexandre R. Malhado

Quem são os financiadores dos partidos?

Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.

Marco Alves

Iniciativa Liberal teve a noite quase perfeita

Liberais elegeram dois deputados e por pouco não ultrapassaram o Chega. Partido teve um crescimento astronómico face às Europeias de 2019. Cotrim Figueiredo realçou que a IL foi buscar votos aos descontentes do Chega.

Bruno Faria Lopes

Luís Amaral: o milionário que (quase) ninguém conhece

Apostou tudo contra o império de supermercados que ajudou a Jerónimo Martins a construir na Polónia e fez uma das maiores fortunas em Portugal. É um viajante extremo, que já esteve em todos os países do mundo. Financia a IL e é o maior acionista do jornal Observador. Visionário e duro a gerir, é terra a terra no trato - e muito discreto.

Marco Alves

Das feiras ao mar: as empresas dos novos deputados

O Chega vai trazer novas e inusitadas profissões ao parlamento. Mas noutras bancadas há quem esteja ligado a jornais, barcos, pecuária e até escolas de condução. E a (muitas) consultoras e imobiliárias.

Bruno Faria Lopes

IL estagna na "corrida de fundo" e perde relevância no xadrez governativo

O copo meio cheio dos liberais: mantêm os oito deputados conseguidos em 2022, resistindo à tenaz do voto útil e da subida dos rivais. O copo meio vazio: a IL atingiu um teto e, pior, não se tornou indispensável para a governabilidade da direita moderada, contra a esquerda e o Chega.

Marco Alves

Aveiro: PCP ficou com um T2 avaliado em €360.500

Partido garantiu que ia ficar apenas com um área para a seu sede, mas a permuta mostra que terá também um T2 “destinado a habitação”, além de restaurante e três lugares na garagem. PCP não revela à SÁBADO o que vai fazer com o apartamento.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)