O liberal será substituído por Marta Ferreira Silva. Guimarães Pinto sai por "motivos pessoais".
O deputado e ex-líder da IL Carlos Guimarães Pinto vai suspender o mandato de deputado durante um mês, por "motivos pessoais", e será substituído por Marta Ferreira Silva, anunciou hoje o grupo parlamentar.
Carlos Guimarães PintoVítor Mota
Em comunicado, a Iniciativa Liberal indicou que este pedido foi transmitido ao líder do grupo parlamentar do partido, Mário Amorim Lopes, em outubro de 2025 e enviado ao presidente da Assembleia da República, José Pedro Aguiar-Branco, em dezembro.
O deputado eleito pelo círculo eleitoral do Porto será substituído por Marta Ferreira Silva, que foi a número três da lista da IL daquele círculo eleitoral nas legislativas de 2025, a partir de 21 de janeiro de 2026.
Marta Ferreira Silva, de 37 anos, é apresentada pelo partido como mestre em arquitetura e a frequentar o doutoramento na mesma área.
"É natural do Porto e entrou na Iniciativa Liberal em 2022. Em junho do mesmo ano integrou o Grupo de Coordenação Local de Viana do Castelo e em 2023 foi eleita conselheira nacional, assumiu ainda a coordenação do Grupo de Coordenação Local de Viana do Castelo e é vogal da Comissão Executiva da Iniciativa Liberal", salienta a IL sobre o seu percurso no partido.
Guimarães Pinto foi o presidente da IL entre 2018 e 2019, altura em que decidiu que deixaria de se "intrometer na política interna" do partido, segundo disse à agência Lusa em 2022.
Em dezembro de 2024 já tinha suspendido o mandato por 30 dias, também por "motivos pessoais", sendo substituído durante esse período por Albino Ramos, "número três" do partido no Porto nas últimas legislativas.
Carlos Guimarães Pinto suspende mandato de deputado por um mês
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.