
A SÁBADO é todos os dias: Como José Sócrates tentou adiar o seu julgamento uma e outra vez
Newsletter de terça-feira
Newsletter de terça-feira
Pedidos de escusa de juízes, invocação de inúmeras nulidades e apresentação de constantes requerimentos e reclamações junto dos órgãos judiciais atrasaram o arranque do julgamento. Mas agora já há uma data.
O juiz que está no centro da polémica devido à (alegada) utilização de Inteligência Artificial volta a estar sob suspeita num caso que envolve maus-tratos de menores.
Habitantes do bairro social Quinta das Laranjeiras acusam a câmara de Lisboa de receber milhares de euros pelo aluguer do telhado do prédio a empresas de telecomunicações para instalarem antenas. Enquanto isso, as casas enfrentam sérios problemas de humidade e os elevadores estão muitas vezes avariados.
Juízes conselheiros querem ainda que "o processo baixe ao Tribunal da Relação para ser imediatamente executado".
Especialistas que trabalham no contexto de emergência médica consideram que depositar num mecanismo de inteligência artificial a assistência ao cidadão pode ser arriscado e não trazer mais-valias.
Juízes da Relação têm de decidir sobre a eventual subida de recursos dos arguidos.
Um acordo criminoso não cumprido na venda de um terreno público que iria defraudar o Estado. Uma autarca endividada por empréstimos pessoais e que tomava decisões após consultar uma “conselheira espiritual”. O dinheiro encontrado num cofre e em envelopes. E o alegado pacto do deputado do PS com os dois amigos que tinham feito juras de fidelidade nos templos da maçonaria.
Nos próximos meses são vários os protestos convocados por diversos profissionais de saúde. A SÁBADO falou com um médico e uma enfermeira, de zonas diferentes do País, para perceber o que os move.
Braga promove duas noites de concertos com bandas locais, Mafra fará soar os seis órgãos da Basílica do Palácio Nacional e a Orquestra da Gulbenkian dá entrada no seu sexagésimo aniversário com duas estreias - eis os concertos do Dia de Reis
Os serviços de urgência do País teriam equipas próprias, formadas em Medicina de Urgência, e seriam mais eficazes, garantem os promotores de um manifesto que pede a criação da nova especialidade.
A Sociedade Portuguesa de Medicina de Emergência explica que a legislação que atualmente regula a organização dos serviços de urgência não é cumprida, "o que coloca em causa a qualidade do trabalho prestado e a segurança dos doentes".
Mariana Vaz Pinto foi a primeira mulher a ir para o banco de suplentes na I Liga. Apaixonada por futebol (e pelo Sporting), passou a infância a jogar com rapazes, no Estoril. Agora tornou-se a primeira team manager numa equipa masculina. E poderá ter cargos mais importantes? "O futuro é muito imprevisível", responde.
As projeções foram recebidas com surpresa. E houve quem baixasse os braços. Antes da meia-noite já Maria das Dores Meira concedia a vitória. Fica como vereadora e avisou Medeiros: "Isto está só a começar".
Centenas de trabalhadores da limpeza da CP e IP começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias. A empresa contratada pelo Estado, a Ambiente&Jardim, não paga ordenados há dois meses e há quem já não tenha dinheiro para comer ou pagar a renda da casa.
Ao longo do recinto, ao qual vão chegando peregrinos, em grupos de muito menor dimensão do que no passado, são também visíveis outras cadeiras amarradas às grades, sinal de que mais fiéis querem garantir lugar nas cerimónias religiosas.