Sábado – Pense por si

Limpam comboios há dois meses sem salário. "Há pessoas a passar fome"

Rita Pereira Carvalho
Rita Pereira Carvalho 01 de setembro de 2021 às 08:00

Centenas de trabalhadores da limpeza da CP e IP começam esta quarta-feira uma greve de cinco dias. A empresa contratada pelo Estado, a Ambiente&Jardim, não paga ordenados há dois meses e há quem já não tenha dinheiro para comer ou pagar a renda da casa.

Há trabalhadoras a levar comida para as colegas, há pessoas que não têm dinheiro para pagar a renda de casa, onde já chegaram ordens de despejo, e há quem tenha pedido baixa para conseguir receber algum dinheiro. Esta é a realidade de centenas de trabalhadores de limpeza da Comboios de Portugal (CP) e da Infra-estruturas de Portugal (IP), que não recebem salário há dois meses e, por isso, iniciam esta quarta-feira uma greve de cinco dias. De facto, estas duas empresas são públicas, mas o Estado contrata sempre empresas externas para fazer a manutenção e limpezas dos espaços. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.