Sábado – Pense por si

Repórter SÁBADO. A revolta dos moradores do Parque das Nações

Cláudia Rosenbusch
Cláudia Rosenbusch 08 de janeiro de 2025 às 23:00

Habitantes do bairro social Quinta das Laranjeiras acusam a câmara de Lisboa de receber milhares de euros pelo aluguer do telhado do prédio a empresas de telecomunicações para instalarem antenas. Enquanto isso, as casas enfrentam sérios problemas de humidade e os elevadores estão muitas vezes avariados.

A janela do quarto está sempre aberta, seja verão ou inverno. Ana Pereira, 53 anos, explica porquê: “É o cheiro a humidade, porque isto deita muito cheiro. Às vezes, até tenho vergonha que as pessoas entrem aqui”, diz à SÁBADO. Estamos no Largo Ramada Curto lotes 6 e 7, em pleno Parque das Nações, uma das zonas mais valorizadas de Lisboa. Do sexto andar em que vive, no bairro social da Quinta das Laranjeiras, Ana consegue ver edifícios de escritórios e de habitação luxuosos. Estão ali a poucos metros, mas, na verdade, parece que estão noutro planeta. “Moro aqui há 47 anos, vim para cá com 6 anos, tenho 53 anos e a minha casa está cada vez pior”, garante.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.