Sábado – Pense por si

Relação suspeita de usar Inteligência Artificial (outra vez)

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima 26 de fevereiro de 2025 às 23:00

O juiz que está no centro da polémica devido à (alegada) utilização de Inteligência Artificial volta a estar sob suspeita num caso que envolve maus-tratos de menores.

Os juízes desembargadores Alfredo Costa, Ana Rita Loja e Mário Meireles lavraram em ata que, às 11h do dia 6 de novembro de 2024, após "discussão e deliberação", decidiram manter a decisão de primeira instância, que condenou dois psicólogos por crimes de maus-tratos. Na chamada "conferência", presidida pela presidente da 3.ª secção do Tribunal da Relação de Lisboa, Adelina Barradas Oliveira, também ficou expresso que, na mesma ocasião, o respetivo acórdão foi inserido no sistema Citius, o programa informático dos tribunais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.