Sábado – Pense por si

Mariana Vaz Pinto: “O futebol precisa de ter mais mulheres”

Carlos Torres
Carlos Torres 09 de novembro de 2021 às 08:00

Mariana Vaz Pinto foi a primeira mulher a ir para o banco de suplentes na I Liga. Apaixonada por futebol (e pelo Sporting), passou a infância a jogar com rapazes, no Estoril. Agora tornou-se a primeira team manager numa equipa masculina. E poderá ter cargos mais importantes? "O futuro é muito imprevisível", responde.

Mariana Vaz Pinto tem apenas 26 anos e já está na história do futebol português. E para isso não precisou de bater recordes de golos ou de transferências milionárias. Bastou-lhe sentar-se no banco de suplentes no estádio do Bessa, no passado dia 25, durante o Boavista-Belenenses SAD. Mariana, que desde o início de outubro éteam managerda equipa lisboeta, tornou-se a primeira mulher delegada ao jogo numa partida da I Liga masculina, substituindo Nuno Almeida, diretor para o futebol do Belenenses SAD, que estava suspenso.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.