Sábado – Pense por si

“Putin devia parar”: Trump pede que a guerra na Ucrânia acabe
Associated Press

“Putin devia parar”: Trump pede que a guerra na Ucrânia acabe

O presidente dos EUA, Donald Trump, recebeu o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, na Sala Oval, esta quinta-feira, exaltando a sua amizade mesmo no “exílio” e apelando ao presidente russo, Vladimir Putin, para que “pare” a guerra na Ucrânia.

Sem sentido

Vamos imaginar o impossível: Marques Mendes é eleito e a Espanha, que deixou de ser nuestra hermana, a toda a hora e minuto, durante décadas, apregoou que de Portugal não restará, sequer, uma pedra. Seria abuso atacar a Espanha? Seria?

Lusa

Médio Oriente: 22 mortos em ataques a Gaza enquanto Turquia pede fim da guerra

"É de extrema importância que a comunidade internacional tome medidas eficazes e decisivas contra Israel para garantir a paz e a segurança regionais. Instamos a comunidade internacional a agir em conformidade com as suas obrigações legais e humanitárias", declarou o Ministério dos Negócios Estrangeiros turco em comunicado.

A Roménia a cair para o nacionalismo populista

Não serão só as Legislativas em Portugal que serão relevantes no próximo domingo para o nosso futuro: o que acontecer na segunda volta das presidenciais da Roménia pode agravar a deriva nacional-populista no flanco Leste da UE e da NATO. Da Turquia pode surgir uma nova esperança para a Ucrânia. Mas o jogo de sombras entre Trump e Putin torna improvável a admissão de Erdogan como novo “player” que definirá o futuro de Kiev.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30