Urbanista

Estão os professores de hoje preparados para o amanhã?

Há mais de 200 milhões de criadores de conteúdo em todo o mundo, aos quais se juntam outros 500 milhões que também rentabilizam as suas ideias, experiências e conhecimento através das plataformas digitais. Mais de metade destes criadores está disponível para oferecer um curso. Se aprender está, cada vez mais, à distância de um clique, muitas vezes até de forma gratuita, como ensinar?

Ao redor...

A dúvida e o regresso aos outros

Os nossos abundantes "nunca" e "sempre" navegam os ventos deste Mundo desafiador e complexo em que vivemos onde a dúvida parece não ter lugar. Rigidificam e limitam opções, diálogos e processos de adaptação no dia-a-dia e ao longo da vida. Afastam-nos de pessoas e de opiniões, polarizando-nos.

Urbanista

Era uma vez a classe média

Hoje, a classe média está a desaparecer - na verdade já desapareceu mas demoramos a aceitar -, a linearidade das classes assumirá uma preponderância que em tempos já teve.  Isso não é necessariamente bom.

Ventos de Oeste

Encruzilhadas complicadas

Um ministro, por mais inapto e inepto que possa ser, o que até nem é o caso, não merece ser fisicamente agredido. Já agora, pergunto: e se não fosse tinta? E mesmo sendo tinta, que é um produto químico, e se os olhos tivessem sido atingidos? E a tinta não é produzida a partir de combustíveis fósseis?

Ventos de Oeste

Sinéad O'Connor

As famílias, tal como as várias igrejas, são muitas vezes - demasiadas vezes - a origem de perturbações mentais de seres humanos mais frágeis, ou se calhar tornados frágeis pelos abusos de que foram vítimas na sua mais tenra idade. E as consequências são, geralmente, trágicas.

Urbanista

Sustentabilidade? Vão bugiar

Quando a crise aperta, quando o cinto precisa de ser apertado e quando nos sentimos num aperto, a sustentabilidade torna-se na menor das nossas preocupações. Compramos o que for melhor para nós, ou seja, o que for mais barato porque é o que podemos pagar.

Ventos de Oeste

Por uma União Europeia federal (23)

Acontece, porém, que, ao contrário dos amantes da guerra (warmongers), eu quero a paz, sendo que, todavia, não quero a paz dos cemitérios ou a da cedência aos desígnios e aos interesses dos intolerantes, dos prepotentes, dos especuladores e dos fautores da guerra.

Guerra na Ucrânia. As ambiguidades da proposta chinesa
João Carlos Barradas

Guerra na Ucrânia. As ambiguidades da proposta chinesa

Pequim não responsabiliza Moscovo pelo desencadear das hostilidades, pronuncia-se contra ou abstém-se em votações na ONU que condenem a Rússia, mas, em termos diplomáticos, é-lhe impossível ir mais além.

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”
Maria Henrique Espada

Mega Ferreira: “A Expo 98 gerou um cagaço dos demónios”

Nasceu na Mouraria há 69 anos, criou o Parque das Nações, mora junto à Praça da Alegria e tem recusado entrevistas sobre o momento que há 20 anos, num 22 de maio, marcou a sua vida e a do País. Porque foi uma “admirável obra colectiva” e não dele. Recorde a entrevista de vida a Mega Ferreira, que morreu esta segunda-feira.

4
Mega Ferreira: Simpatia & União
João Pedro George

Mega Ferreira: Simpatia & União

"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.

A Newsletter As Mais Lidas no seu e-mail
Às Sextas-Feiras não perca as notícias mais lidas da semana