Sábado – Pense por si

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

A família de Salgueiro Maia

O casamento, os dois filhos adotados e o terceiro filho - durante quase 30 anos desconhecido do público - são alguns dos aspetos em destaque no trabalho de capa sobre o famoso capitão de Abril. E ainda: o lado B de Rui Tavares e o clube de golfe de Luís Montenegro.

6
Raquel Lito

Grande corrida às casas: jovens começam a comprar e proprietários vendem melhor

Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.

Alexandre R. Malhado

Quem são os financiadores dos partidos?

Os dados da Entidade das Contas e Financiamentos Políticos revelam quem doou o quê nos últimos cinco anos. Em média, os partidos com assento parlamentar receberam cerca de 1 milhão de euros em donativos por ano. Nas listas de doadores estão algumas das famílias mais ricas e donos ou gestores dos mais poderosos grupos económicos portugueses. E quase ninguém quer explicar porque dá dinheiro a um partido político.

Bruno Faria Lopes

Um dia com o ministro da Educação: os bastidores frenéticos no arranque das aulas

Seguimos o ritmo intenso de Fernando Alexandre para lidar com a crise da falta de professores e não só - de reuniões sobre diplomas futuros do megaministério a um almoço à mesa de trabalho, passando por um evento de diplomacia com a máquina da Educação. O ministro conta que foi buscar 300 professores destacados noutras funções, sinaliza mudanças na carreira docente - e nos telemóveis nas escolas.

Editorial

Pensar no interesse nacional

O apoio do Governo à nomeação de António Costa para o cargo de presidente do Conselho Europeu seria a natural prossecução do interesse nacional. Mas para ofuscar a derrota nas europeias, Luís Montenegro não resistiu em transformar esse apoio lógico mais que previsível num facto político.

A Newsletter O Melhor do Mês Registados no seu e-mail
Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior. Enviada mensalmente