Sábado – Pense por si

Grande corrida às casas: jovens começam a comprar e proprietários vendem melhor

Raquel Lito
Raquel Lito 15 de janeiro de 2025 às 23:00

Sara e Diogo preparam-se para a compra de um T2, através de financiamento bancário a 100%. Inês e Jorge fizeram melhoramentos na primeira habitação com o que pouparam em isenções fiscais. João estreia-se nas obras para reabilitar a sua moradia. Nas gerações seguintes, as vendas e trocas andam a bom ritmo pela valorização contínua e baixa das taxas de juro.

A resolução de Ano Novo foi ambiciosa: comprar casa, pela primeira vez, no centro da cidade onde cresceram, no Porto, na Rua do Amial. Aos primeiros dias de 2025, Sara Santos e o companheiro Diogo Mota entraram na corrida. Primeiro, contactaram uma imobiliária que abrange a zona onde querem morar (Paranhos), depois reuniram a documentação para serem elegíveis aos benefícios fiscais (aplicados desde agosto de 2024) e a 100% de empréstimo (a novidade de janeiro), e a seguir começaram a incessante busca de anúncios de casas. Uma tendência que tem vindo a acentuar-se entre os da sua geração, nos últimos meses, devido ao alívio da carga fiscal, mas também nas gerações seguintes, pela descida das taxas de juro e do alívio nos escalões do IRS.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro