Sábado – Pense por si

24404540.mp4

Hotel ocupado de forma ilegal no Porto. O Repórter SÁBADO na íntegra

O hotel Nave, no Porto, funcionou durante 60 anos, mas agora está a ser ocupado ilegalmente por dezenas de imigrantes. A população do Bonfim denuncia um sentimento de insegurança, alerta para o aumento da insalubridade e queixa-se de falta de ação dos proprietários da unidade hoteleira para travar as constantes invasões ao espaço.

24404538.mp4

Mega burla na venda de moradias. O Repórter SÁBADO na íntegra

Mais de uma centena de famílias foram burladas por um construtor em Palmela. Vendia a mesma moradia a várias pessoas que acabaram por ficar sem a casa e sem o dinheiro. O esquema que durou vários anos pode envolver algumas das imobiliárias mais conhecidas do mercado.

Rússia lança novo submarino nuclear

Rússia lança novo submarino nuclear

A nova embarcação integra a frota russa e reforça sua capacidade de dissuasão nuclear, num contexto de tensões internacionais e modernização militar.

24358346.mp4

Militar português "desaparecido em combate". O Repórter SÁBADO na íntegra

Jerónimo Guerreiro perdeu a vida num ataque russo à cidade ucraniana de Kupiansk. A legião internacional em que o militar português estava integrado garantiu à família que tem provas do óbito, mas as autoridades ucranianas e portuguesas dizem que o soldado é oficialmente um desaparecido em combate.

24358229.mp4

Aluno de excelência impedido de prosseguir os estudos. O Repórter SÁBADO na íntegra

Um aluno de 19 anos está impedido de prosseguir os estudos universitários em Portugal por ter frequentado, durante grande parte da infância, uma escola internacional. A opção foi tomada pelos pais quando se aperceberam que o filho tinha dificuldades no ensino comum por ter uma perturbação do espectro do autismo. O problema é que só no final do 12º ano Gil Lobo foi informado que não tinha equivalência para se candidatar ao ensino superior.

24315784.mp4

Droga aumenta assaltos na Baixa de Lisboa. Veja o Repórter SÁBADO na íntegra

O tráfico e o consumo de droga a céu aberto na Baixa de Lisboa afetam diretamente os comerciantes e os morados que se sentem cada vez mais inseguros. Os assaltos e os furtos nas lojas são diários e os produtos logo depois vendidos nas principais praças da cidade. A maioria dos empresários é obrigada a pagar do próprio bolso para garantir o mínimo de segurança nos seus espaços. O dinheiro dos roubos serve quase sempre para satisfazer o vício da droga e alimentar a rede de tráfico que opera de forma impune a partir da Mouraria.

24315780.mp4

Droga vendida em vários pontos da Baixa de Lisboa. O Repórter SÁBADO na íntegra

Tráfico e o consumo de droga a céu aberto estão a deixar preocupados comerciantes e moradores da Baixa de Lisboa. Comerciantes vivem desesperados e relatam cada vez mais episódios de violência. Quem tem o negócio em risco acusa o Governo, a Câmara Municipal e as forças de autoridade de falta de ação. O Repórter SÁBADO confirmou que a compra de drogas se faz com facilidade nas principais praças da capital.

24273477.mp4

Máfia de carteiristas atua em Portugal. O Repórter SÁBADO na íntegra

São uma máfia internacional e têm Portugal como um dos destinos preferenciais de toda a Europa. Os carteiristas roubam todos os anos no nosso país cerca de €7 milhões. A polícia não tem mãos a medir e por isso cidadãos civis juntaram-se para combater este tipo de crime. O Repórter SÁBADO acompanhou pela primeira vez as patrulhas 'pickpocket' para saber quem são e o que fazem aos carteiristas.

24225672.mp4

Quem rouba os azulejos das atrações turísticas? Veja o Repórter SÁBADO na íntegra

Passámos três noites no Miradouro de Santa Luzia, em Lisboa, para tentar perceber a origem do desaparecimento de azulejos de uma das maiores atrações turísticas da capital. Alguns foram localizados na Feira da Ladra. Por toda a zona histórica da cidade é fácil encontrar edifícios de interesse municipal ou espaços turísticos que estão vandalizados.

24182237.mp4

Esquema ilegal com contas Uber, Glovo e Bolt. O Repórter SÁBADO na íntegra

O subaluguer ilegal de contas das plataformas como a Uber Eats, a Bolt Food ou a Glovo, transformou-se num negócio rentável que evolui sem controlo e alimenta uma rede organizada. Infiltrámo-se neste mundo e descobrimos um autêntico mercado negro que se desenvolve através de grupos privados de Facebook e WhatsApp. Durante vários dias fomos estafetas na área metropolitana de Lisboa sem nunca termos sido reconhecidos ou fiscalizados. Conseguimos desmontar o esquema, levado a cabo por intermediários, donos de contas que as subalugam num clima de total impunidade.

A Newsletter SÁBADO Edição Noite no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 21h