Associação ambientalista afirma que se investe demais na queima em vez da reciclagem e ameaçou fazer queixa à Comissão Europeia.
A associação ambientalista ZERO criticou a estratégia do governo para os resíduos urbanos, afirmando que se investe demais na queima em vez da reciclagem, e ameaçou fazer queixa à Comissão Europeia.
Em comunicado, a ZERO afirma que se se mantiver o plano de investimentos do plano estratégico para os resíduos urbanos até 2025 (PERSU 2020+), irá "com caráter de urgência, apresentar uma queixa à Comissão Europeia", mas antes quer pedir uma reunião com o Ministério do Ambiente.
Em causa estão 500 milhões de euros de investimento, 40% dos quais irão para a queima de resíduos, representando 500 mil toneladas por ano, enquanto 60% se destinam a reciclar mais 1,75 milhões de toneladas em seis anos.
Face a "exigentes metas" fixadas na Europa e "baixíssimos níveis de cumprimento das metas atuais", os ambientalistas defendem que "todos os recursos financeiros disponíveis" deviam ir para a recolha seletiva e reciclagem, incluindo os resíduos orgânicos, que para isso precisariam de unidades de tratamento biológico que os recebam.
A proposta que está em consulta pública "é inqualificável", considera a ZERO, que assinala a "propaganda que Portugal e, em particular, o Ministério do Ambiente e Transição Energética tem feito sobre Economia Circular".
Continuando a queimar 40% dos resíduos, o Governo prepara-se para "queimar Economia Circular" e vai "canibalizar o potencial dos resíduos urbanos" para Portugal conseguir reduzir as emissões poluentes de gases de efeito de estufa e chegar à neutralidade carbónica, conclui a ZERO.
ZERO critica opção do Governo por continuar a apostar na queima de resíduos urbanos
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.