Sábado – Pense por si

Vistos Gold: o caso que levou à queda de um ministro

Leonor Riso
Leonor Riso 13 de fevereiro de 2017 às 20:00

Um dos maiores casos de suspeitas de corrupção no Estado chegou hoje aos tribunais. Conta com 21 arguidos, entre eles o antigo ministro da Administração Interna Miguel Macedo e um antigo presidente do IRN, António Figueiredo, acusado de 13 crimes

O julgamento do caso Vistos Gold começou hoje, na Instância Central Criminal de Lisboa. Este processo, que envolve 21 arguidos, investiga as suspeitas de corrupção no Estado e levou à queda de um ministro, Miguel Macedo. A 16 de Novembro de 2014, em conferência de imprensa, alegava: "O ministro da Administração Interna tem de ter sempre uma forte autoridade para o exercício pleno das suas responsabilidades. Essa autoridade ficou diminuída, pelo que tomei a decisão de apresentar ao primeiro-ministro a minha demissão". Dois anos, dois meses e três dias depois, o caso chega aos tribunais.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.