Sábado – Pense por si

Vereadora vai apresentar queixa contra motorista da Carris Metropolitana que disse à filha que "não transportava animais"

Carla Nunes Semedo referiu que o episódio aconteceu num autocarro da Carris Metropolitana, que assegura o serviço de transporte público rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa.

A vereadora de Saúde, Assuntos Sociais e Direitos Humanos da Câmara Municipal de Cascais, Carla Nunes Semedo, disse esta segunda-feira à agência Lusa que vai apresentar queixa por racismo contra um motorista da transportadora Carris Metropolitana.

Em causa está um episódio envolvendo o motorista e a filha de Carla Nunes Semedo, ambas negras, no qual aquele terá dito à jovem que "não transportava animais".

Numa publicação feita na rede social Instagram, a vereadora e psicopedagoga divulga uma fotografia na qual aparece com a filha, de 17 anos, denunciando que esta "foi vítima de um ataque racista" e prometendo que não permitirá "que o preconceito se sente ao volante do que é público".

Carla Nunes Semedo relata: "O condutor de autocarro achou por bem dizer-lhe que não transportava animais. Sim, em 2025. Em Portugal. Em Cascais".

Instagram Carla Nunes Semedo

E aproveita o caso para destacar: "Há um fenómeno ainda mais preocupante do que o aumento do discurso de ódio: é a sua normalização. A perda de vergonha. O à-vontadinha com que se profere o que durante anos esteve camuflado sob o véu do 'politicamente correto'".

Nas mensagens escritas trocadas com a Lusa, a vereadora referiu que o episódio aconteceu num autocarro da Carris Metropolitana, que assegura o serviço de transporte público rodoviário da Área Metropolitana de Lisboa.

Carla Nunes Semedo já contactou a empresa, que prometeu "agir" e que lhe passou um contacto para o qual enviar a queixa por escrito, o que ainda não teve oportunidade de fazer.

A Lusa já pediu esclarecimentos sobre o caso à Carris Metropolitana.

"É duro escrever isto. Mas é mais duro calar. A quem ainda alimenta discursos racistas, com palavras ou com silêncios cúmplices, deixo um recado claro: nós já não somos os mesmos. Não somos mais aqueles que, por respeito ou medo, engoliam em seco o ódio disfarçado de 'opinião'. Não somos mais os que aceitavam ofensas em nome da paz social", escreveu a vereadora, na publicação feita no Instagram.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.