Sábado – Pense por si

Vereador de Isaltino lança livro sobre “estados ampliados de consciência”

Margarida Davim
Margarida Davim 20 de junho de 2023 às 08:00

Armando Soares foi deputado do PSD e é vereador em Oeiras. Com formação em Sociologia e Gestão, dedicou-se nos últimos tempos a estudar o poder das plantas, dos psicadélicos, do som e da meditação para tratar doenças mentais. E diz não temer ser posto em causa num livro que tem cerca de 400 referências a artigos científicos e um prefácio de um professor de Psiquiatria.

Cogumelos psicadélicos, mescalina, LSD,ayahuasca. Todas estas drogas são indutoras de alterações nos estados de consciência e todas elas têm, nos últimos anos, sido usadas em experiências científicas para combater doenças mentais como a depressão. É desse tipo de substâncias que se fala no livro que será lançado na próxima quinta-feira, pelo ex-deputado do PSD e vereador da Câmara de Oeiras, Armando Soares, que escreve também sobre os efeitos que podem ter na criação de estados alterados de consciência substâncias mais banais como cacau, tabaco e álcool, ou o som e a meditação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.