NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)
Este domingo, os bombeiros chegaram a combater 13 incêndios de importância elevada.
Várias habitações arderam e mais de 15 povoações foram evacuadas devido aos incêndios de Monção, Seia e Lousã, segundo informação da adjunta de operações nacional da Autoridade Nacional da Protecção Civil (ANPC) Patrícia Gaspar, pelas 17h30.
Num briefing à comunicação social por essa hora, a responsável da ANPC indicou ainda que arderam habitações em Monção (em Velhas, São Paio e Barbeita), em Vale de Cambrã ardeu um jardim de infância (Pintalhos) e na Lousã "várias habitações foram afectadas".
A adjunta de operações nacional da ANPC indicou aos jornalistas mais de 15 povoações tiveram de ser evacuadas devido aos fogos.
No incêndio de Monção (no distrito de Viana do Castelo), disse, foi necessário garantir a protecção de várias povoações, na freguesia de Bela: Melães, Costa, Silvas e Nogueira, que "chegaram a estar ameaçadas" e, em algumas destas situações "houve pessoas que foram retiradas das suas habitações para locais seguros para evitar qualquer tipo de ameaça mais directa".
No incêndio de Seia (Guarda), "exactamente a mesma situação", foi necessário retirar os utentes do lar do Sabugeiro e os moradores do bairro do operário em Vodra. As aldeias que estiveram mais ameaçadas de Santa Marinha, São Martinho, Vales, Póvoa Nova, Santa Luzia e Vale do Rossim.
No incêndio da Lousã (Coimbra), foram retiradas pessoas das suas casas "para locais seguros" nas povoações de Boque, do Forcado, na Terra da Gaga, Aldeia do Pico, Fonte Fria, Serpins e Lavegadas, "com o auxílio dos bombeiros, da GNR e da Cruz Vermelha".
Pelas 17h30, existiam 13 incêndios de importância elevada, destacando como mais graves os de Monção, Seia, Vale de Cambra, Lousã, Sertã e Arganil.
Segundo Patrícia Gaspar, que por essa hora fez um ponto de situação dos incêndios no país, disse que estavam ainda 88 fogos activos por todo o país, além de 84 outras ocorrências (de vigilância e rescaldo), estando activos "todos os meios disponíveis no país".
Várias habitações arderam e mais de 15 povoações foram evacuadas
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"