Vice-presidente da Câmara diz que prioridade é salvar pessoas e bens.
A vice-presidente da Câmara de Monção, Conceição Soares, afirmou à Lusa que o incêndio que deflagrou, no sábado, às 20h21, lavram "fora de controlo e já atingem nove freguesias" daquele concelho do distrito de Viana do Castelo. "São muitos focos de incêndio. Estamos a fazer os possíveis e os impossíveis mas, nesta fase, não estamos sequer preocupados em controlar o incêndio. A nossa prioridade é salvar pessoas e bens. As chamas estão incontroláveis", disse Conceição Soares.
A responsável, que se encontra a acompanhar a situação no posto de comando da Autoridade Nacional da Protecção Civil, estacionado na freguesia de Longos Vales afirmou que "alguns núcleos urbanos das freguesias afectadas estão rodeados de focos de incêndio". "Há casas ameaçadas um pouco por todo o lado", disse.
Merufe, Barbeita, Troviscoso, Longos Vales, Bela, Lordelo, Sago, Parada, Anhões são as freguesias atingidas pelas chamas.
ÀS 19h10, segundo o 'site' da Autoridade Nacional de Protecção Civil, estavam no combate às chamas em Monção 224 operacionais e 63 meios terrestres.
Em Valença, o presidente da Câmara, Jorge Mendes adiantou que o fogo que começou hoje às 13:21 na freguesia de Ganfei "está controlado".
"A situação é agora bem mais calma da que vivemos durante a tarde", afirmou o autarca social-democrata que garantiu que meios no terreno "continuam a trabalhar para extinguir o fogo".
Em Melgaço, o vereador da protecção civil municipal, José Adriano Lima referiu que a situação "é perigosa", sobretudo no lugar de Cavaleiro Alvo, na freguesia de São Paio".
"A evacuação do lugar de Lobiô Roussas inicialmente decidida acabou por ser suspensa porque o vento mudou de direcção e afastou o perigo iminente das habitações da aldeia. Em Cavaleiro Alvo também estivemos prontos para evacuar a aldeia mas a decisão foi, igualmente, suspensa por mudança da direcção do vento. Estamos a resolver conforme podemos", afirmou o responsável.
Chamas lavram "fora de controlo" em nove aldeias de Monção
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.