NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
"Faltou hoje um médico que se encontrava escalado e, por isso, estão a ser reencaminhados os doentes emergentes e críticos para outras unidades hospitalares", disse a presidente do Conselho de Administração.
A Urgência Pediátrica dos Hospital das Caldas da Rainha está hoje a funcionar condicionada devido à falta de médicos e os doentes emergentes e críticos a serem reencaminhados para outras unidades hospitalares, informou o Centro Hospitalar do Oeste.
"Faltou hoje um médico [pediatra] que se encontrava escalado e, por isso, estão a ser reencaminhados os doentes emergentes e críticos para outras unidades hospitalares", disse à agência Lusa Elsa Baião, presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), no qual se insere o Hospital das Caldas da Rainha, distrito de Leiria.
A Urgência Pediátrica, que funciona habitualmente com "dois pediatras e dois clínicos gerais", vai ter o funcionamento condicionado durante todo o dia de hoje, sendo a decisão de reencaminhamento "clínica", e os utentes "reencaminhados para a unidade hospitalar mais adequada de acordo com a sua situação clínica", o que significa poderem ser transferidos para os hospitais de referência em Lisboa, explicou a administradora.
O médico em falta "é contratado através de uma empresa", esclareceu, admitindo que o problema possa repetir-se no domingo, embora a administração esteja "a tentar resolver o problema para que a escala possa estar completa e o serviço funcionar normalmente".
O condicionamento da Urgência Pediátrica afeta crianças e jovens até aos 17 anos.
O CHO integra os hospitais das Caldas da Rainha, Torres Vedras e Peniche, e detém uma área de influência constituída pelas populações dos concelhos de Caldas da Rainha, Óbidos, Peniche, Bombarral, Torres Vedras, Cadaval e Lourinhã, e de parte dos concelhos de Alcobaça (freguesias de Alfeizerão, Benedita e São Martinho do Porto) e de Mafra (com exceção das freguesias de Malveira, Milharado, Santo Estevão das Galés e Venda do Pinheiro).
Serve uma população de cerca 293 mil pessoas.
Urgência Pediátrica das Caldas da Rainha condicionada por falta de médico
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.