NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
O maior aumento foi registado em Setembro disse o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
O turismo cresceu em Portugal 19% desde o início do ano, tendo registado em Setembro o maior aumento, disse hoje, em Fátima, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
"Os números do turismo desde o início do ano mostram que a estratégia que seguimos de diversificação dos espaços de turismo está a ter bons resultados e a ter um crescimento mais forte em regiões onde tinha menos intensidade", afirmou o governante.
O ministro da Economia, que falava aos jornalistas à margem do Congresso Internacional de Turismo Religioso e Peregrinação, que decorre hoje e quinta-feira em Fátima, adiantou que o crescimento está a ser mais forte na chamada época baixa.
Segundo Caldeira Cabral, os números mostram que a subida em Setembro foi maior do que em Agosto, situação que já se verificou o ano passado.
"O turismo está a ser mais forte na chamada época baixa e, portanto, o crescimento do turismo está a espalhar-se mais ao longo de todo o ano, da mesma forma que também se está a espalhar mais por todo o país", sublinhou.
Trata-se, de acordo com o governante, de uma realidade "muito importante para a estabilidade do sector, para que não seja tão sazonal, com picos de emprego no verão e depois picos de desemprego no inverno, e para poder manter emprego ao longo de todo o ano".
O ministro da Economia salientou ainda o forte crescimento do turismo religioso verificado este ano, "em linha com o mercado em geral", embora tenha beneficiado da vinda do Papa Francisco ao santuário de Fátima.
Em 2016, o Santuário de Fátima acolheu cerca de seis milhões de peregrinos em celebrações, sem contar com o número de visitantes que acabam por não participar nas celebrações.
Um número que, segundo as estimativas, deverá aumentar este ano em cerca de 40%, com as dormidas a ultrapassarem um milhão, das quais 70% reservadas por estrangeiros.
O Santuário de Fátima, que este ano comemorou o centenário das aparições, registou um aumento considerável de peregrinos provenientes da Ásia, consolidando assim a sua internacionalização, disse à agência Lusa o padre Carlos Cabecinhas.
O reitor do Santuário referiu que 2017 é um ano de "crescimento incrível de peregrinos em Fátima".
"Nós já tínhamos um grupo muito significativo de peregrinos europeus e da América Latina, mas este ano a grande novidade foi a Ásia, com crescimento exponencial dos peregrinos vindos da Coreia do Sul, da Índia, da Indonésia e das Filipinas e também da China continental", salientou.
Turismo cresceu 19% em Portugal desde o início do ano
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
A escola é um espaço seguro, natural e cientificamente fundamentado para um diálogo sobre a sexualidade, a par de outros temas. E isto é especialmente essencial para milhares de jovens, para quem a escola é o sítio onde encontram a única oportunidade para abordarem múltiplos temas de forma construtiva.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.