Sábado – Pense por si

Túnel do Marão demorou sete anos a construir

O Túnel do Marão é o maior da Península Ibérica com 5,6 quilómetros, mas o maior do mundo tem 24,51 quilómetros e fica na Noruega

Rasgou a serra do Marão entre Amarante e Vila Real e demorou sete anos a concluir. O túnel, incluído na Autoestrada do Marão abre ao trânsito às 00h00 de domingo depois de inaugurado sábado à tarde pelo primeiro-ministro, António Costa.

Possui 5,6 quilómetros e é o maior de Portugal, destronando as infraestruturas rodoviárias do género na Madeira, e ainda é o que possui uma maior extensão em toda a Península Ibérica.

No entanto, esta obra que permite atravessar a montanha, é ultrapassado por várias outras estruturas, das quais uma das maiores foi inaugurada na Noruega em 2000.

O Laerdal possui 24,51 quilómetros, demorou cinco anos a ser construído e liga as cidades de Laerdal e Aurland, no litoral sul da Noruega.

A sua travessia demora cerca de 20 minutos e o túnel foi projectado com uma iluminação especial e dividido em várias partes, dando aos condutores a sensação de se atravessar diferentes túneis em vez de um só.

A Autoestrada do Marão, a maior obra pública dos últimos tempos em Portugal, representa um investimento global de 398 milhões de euros, dos quais 89 milhões são financiamento comunitário, segundo a Infraestruturas de Portugal.

Esta autoestrada, entre Vila Real e Amarante, foi lançada em 2008, pelo Governo socialista de José Sócrates, como uma parceria público privada. O contrato de concessão foi assinado com a Concessionária Autoestrada do Marão, composta pelas empresas Somague e MSF.

O investimento inicial previsto era de 458 milhões de euros, dos quais 341 milhões eram destinados à sua construção, e a sua abertura ao tráfego foi anunciada para Fevereiro de 2012.

Mas a obra de escavação do Túnel do Marão foi suspensa por duas vezes devido a um processo judicial interposto por uma empresa que explorava águas nesta serra.

Em Julho de 2011, já com o Governo de Pedro Passos Coelho em funções, os trabalhos pararam em toda a extensão da autoestrada, desta vez devido a dificuldades financeiras por parte da concessionária.

Na altura estavam realizados 247 milhões de euros do investimento previsto para a construção, faltando ainda escavar cerca de quatro quilómetros dos 11,3 quilómetros que representam a extensão total das duas galerias do túnel.

Em Junho de 2013, o Governo PSD/CDS resgata a concessão do Túnel do Marão, uma decisão fundada no incumprimento pela concessionária que interrompeu a obra, e o empreendimento foi entregue à Infraestruturas de Portugal (IP).

Até à construção da Autoestrada do Marão, os dez maiores túneis portugueses encontravam-se na Madeira, com o Túnel do Cordado (3,2 quilómetros) a liderar esta lista. No continente, a maior infraestrutura rodoviária do género era a da Gardunha, no Fundão, com 1,6 quilómetros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!