Sábado – Pense por si

Trovoada provocou falhas de energia em 46 semáforos do Porto

Dos 46 semáforos, 20 ainda permanecem com falhas de energia ou intermitência. O sistema também ainda não consegue fazer a comunicação e gestão remota de 70 instalações luminosas, adiantou a autarquia.

A trovoada que afetou este domingo a região Norte do país provocou falhas de energia em 46 semáforos da cidade do Porto e afetou a comunicação e gestão remota de 81, confirmou esta segunda-feira a autarquia.

Contactada pela Lusa, a Câmara Municipal do Porto refere que as falhas de energia e o funcionamento em intermitência de vários semáforos da cidade foram provocadas pela "trovoada que afetou a zona Norte do País, e em particular a cidade do Porto".

A autarquia adiantou que dos 46 semáforos, 20 ainda permanecem com falhas de energia ou intermitência e que o sistema também ainda não consegue fazer a comunicação e gestão remota de 70 instalações luminosas.

A Praça Mouzinho de Albuquerque, na Avenida Boavista, é uma das ruas onde a situação ainda se mantém, estando neste momento quatro semáforos ainda em intermitência.

A Câmara Municipal do Porto prevê que a situação "fique resolvida ou mitigada" até terça-feira, acrescentando, contudo que em certos casos, devido à extensão dos danos causados pela trovoada, a reparação se possa prolongar "para lá" do estimado.

Em nota, a autarquia lembra que, em 2016, procedeu a um concurso público internacional com vista a substituir os equipamentos de regulação do tráfego e da rede de comunicações que estava "em estado avançado de obsolescência", contudo, após a adjudicação do projeto, foi pedida a anulação da decisão por parte de um dos concorrentes.

O Tribunal Administrativo e Fiscal do Porto proferiu a sentença, em março de 2019, que "impossibilitou" a autarquia de dar continuidade ao processo de contratação, sendo que esta mantém o atual sistema de regulação de tráfego.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) avançou hoje que os distritos de Vila Real, Bragança, Viseu, Guarda e Castelo Branco estão sob aviso laranja devido à previsão de aguaceiros, granizo e trovoadas.

Estes cinco distritos vão estar sob aviso laranja entre as 13:00 e as 21:00 de hoje devido à previsão de chuva, por vezes forte, de granizo e acompanhados de rajadas fortes de vento e condições favoráveis à ocorrência de trovoadas.

Também por causa da chuva forte, granizo, vento e trovoada, os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Coimbra, Portalegre, Évora e Beja vão estar entre as 13:00 e as 21:00 de hoje sob aviso amarelo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.