Sábado – Pense por si

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatem fogo em Cinfães

13 de setembro de 2019 às 09:17
As mais lidas

Na quinta-feira, a ANEPC decretou o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal, devido ao risco agravado de incêndios provocado pelo calor esperado nos próximos dias.

Três meios aéreos e mais de 150 operacionais combatiam às 09h00 desta sexta-feira oincêndiona freguesia de Nespereira, concelho de Cinfães, disse fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Viseu à Lusa.

A mesma fonte adiantou que às 09h00 estavam no local do incêndio 158 operacionais, com o apoio de 46 veículos e três meios aéreos.

"O fogo tem uma frente ativa numa zona de pinhal e está longe de habitações", indicou a fonte do CDOS.

O fogo deflagrou na localidade de Paradela, freguesia de Nespereira, no concelho deCinfães, às 17h06 de quinta-feira.

Na quinta-feira, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) decretou o alerta vermelho para 10 distritos de Portugal, devido ao risco agravado de incêndios provocado pelo calor esperado nos próximos dias.

Os 10 distritos são Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Lisboa, Portalegre, Santarém, Setúbal, Vila Real e Viseu.

Em conferência de imprensa realizada na sede da ANEPC, em Carnaxide, concelho de Oeiras, distrito de Lisboa, a segundo comandante Patrícia Gaspar alertou para um "cenário sério e complexo" que se irá verificar nas próximas 48 horas devido às condições meteorológicas, o qual pode potenciar a ocorrência de incêndios florestais.

Também o Governo decidiu declarar a situação de alerta em Portugal continental entre as 00:01 de sexta-feira e as 23:59 de sábado, devido ao "agravamento do risco de incêndio" decorrente do estado do tempo.

Com esta situação de alerta passam a estar em vigor "medidas bastante restritivas relativamente ao uso do fogo".

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.