Sábado – Pense por si

Trapalhada no concurso para as obras da Segunda Circular

Gustavo Sampaio 18 de agosto de 2016 às 07:50

Os concorrentes preteridos reclamaram, o júri escolheu outro vencedor, o concurso poderá ser anulado e as obras já deviam ter começado há 18 dias

As obras de requalificação da Segunda Circular, em Lisboa, no troço mais extenso e dispendioso entre o Nó da Buraca e o Aeroporto, deveriam ter começado no dia 1 de Agosto, mas o concurso público para a adjudicação da empreitada está suspenso e poderá ter que ser repetido. A empresa Construções Pragosa obteve inicialmente a adjudicação, mas três dos outros 26 concorrentes apresentaram reclamações. Em causa estava um alegado erro de cálculo no processo de definição da proposta vencedora (uma ponderação de dois factores: preço total e valia técnica), entre outras eventuais irregularidades. As reclamações foram analisadas e, entretanto, o júri passou a recomendar a adjudicação a um dos concorrentes que se queixaram: o agrupamento Alberto Couto Alves / Tomás de Oliveira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.