Sábado – Pense por si

Todos os documentos do processo de Tiago Brandão Rodrigues

Fernando Esteves
Fernando Esteves 19 de maio de 2016 às 16:56

A exigência da FCT para que o ministro devolvesse dinheiro recebido indevidamente, o cheque que este passou à FCT, a carta em que toma a iniciativa de pedir o acerto de contas com a instituição - e muito mais

No dia 8 de Outubro de 2002 a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) enviou uma carta a Tiago Brandão Rodrigues em que o informa do "pagamento em excesso" que lhe foi feito. Segundo a FCT, o então aluno recebera "indevidamente" 18.089,33 euros. Desse valor, 11.731 euros diziam respeito a propinas que Brandão Rodrigues recebera sem justificação cabal. Os restantes montantes dizem respeito a verbas relacionadas sobretudo com a sua instalação e sobrevivência nos Estados Unidos, onde alegadamente estivera no primeiro semestre de 2012, sem que na realidade tivesse estado no território durante esse período. Ou seja, durante vários meses Brandão Rodrigues acumulou na sua conta pessoal valores financeiros que sabia não estar a utilizar. Foi exactamente essa a acusação que lhe fez o seu ex-professor, Rui Carvalho, numa entrevista à SÁBADO.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.