Sábado – Pense por si

4
Lucília Galha

A epidemia dos telemóveis nos jovens

São tão aditivos quanto as drogas e os mais jovens são os mais vulneráveis a criar uma dependência – porque não controlam os impulsos. O tempo excessivo no telemóvel ou no computador tem custos: na empatia e na socialização e também na aprendizagem escolar. Mas há forma de evitar que a adição se instale: basta não se tornar um hábito – e impor limites.

Vanda Marques

Os mistérios sobre a vida de Luís Vaz de Camões

Não se lhe conhece a letra, tão-pouco a cidade onde nasceu. Existem oito documentos e quatro cartas que ajudam a resolver o enigma. Boémio, arruaceiro, com uma memória e cultura prodigiosa, era um apaixonado que morreu pobre. Saiba o que os investigadores descobriram sobre como viveu.

Daniel Lemos com Ângela Marques

Como o cérebro guarda memórias

Estudo da Universidade de Yale conclui que um mecanismo de defesa primitivo faz com que guardemos melhor memórias de experiências mais estranhas ou insólitas.

Vanda Marques

Quem eram os discípulos mais fiéis de Jesus?

Pedro era um pescador humilde, Tiago um líder conservador, já o romano Paulo era um homem culto e viajado – juntos espalharam a mensagem politicamente incorreta de que todos eram iguais e pagaram um preço por isso: foram assassinados. Novas descobertas sobre estes homens permitem compreender como influenciaram a História.

Bons costumes

Um acto de traição

A publicação de "Vemo-nos em Agosto" representa uma traição testamentária à integridade da obra artística, seria o veredicto inapelável de Kundera, não obstante o checo, rendido à língua francesa, reconhecesse a ambiguidade e o mistério da «obediência à última vontade.»

Débora Calheiros Lourenço

Os mamíferos já viveram metade do seu tempo

O crescimento do sol, a alteração da posição geográfica dos continentes e o aumento do dióxido de carbono são os três fatores que vão originar a extinção dos mamíferos nos próximos 250 milhões de anos.

Nuno Tiago Pinto e Alexandre Azevedo, em Austin, Texas

O culto das armas na América

Há quase 300 milhões em mãos de particulares nos Estados Unidos. Uma parte da população diz que são perigosas. A outra que a Constituição lhes dá o direito de as ter. Nenhum dos lados está disposto a recuar.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30