A greve estava marcada para contestar a situação laboral e exigir o pagamento de créditos vencidos, mas a Fectrans anunciou o cancelamento da greve.
A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) anunciou est domingo a suspensão da greve prevista para segunda-feira na empresa de transportes urbanos Scotturb.
"A Fectrans informa que a greve marcada para dia 31 na Scotturb foi suspensa", afirmou, em comunicado, a organização sindical, justificando a suspensão por "ter havido um compromisso da gerência [da Scotturb] em apresentar uma posição, durante a próxima semana, sobre o atual acordo de empresa".
A greve estava marcada para contestar a situação laboral e exigir o pagamento de créditos vencidos.
Na passada segunda-feira, Luís Venâncio, da Fectrans, disse à Lusa que a principal reivindicação era o pagamento de créditos vencidos a trabalhadores da Scotturb, sem qualquer discriminação entre sindicalizados ou não sindicalizados.
A Fectrans, no comunicado de domingo, adiantou que o Sindicato dos Trabalhadores de Transportes Rodoviários e Urbanos de Portugal está a contactar os trabalhadores para "avaliar todos os impactos resultantes da saída da atividade do concelho de Cascais".
Segundo a mesma fonte, a situação "implicou a mudança de local de trabalho para algumas dezenas de trabalhadores".
A Fectrans informou que, "relativamente ao problema do pagamento de créditos em dívida, foi concluído com os trabalhadores dar sequência pela via judicial", face "à indisponibilidade da gerência [da Scotturb] em resolver pela via da negociação".
Segundo a federação, "a gerência da empresa não quer resolver" e acusa-a de "discriminar trabalhadores".
A organização sindical aguarda uma resposta da empresa sobre a eventual "migração e as condições de trabalho atualmente reguladas no acordo de empresa" e promete voltar a realizar um plenário com os trabalhadores.
A empresa de transporte Scotturb deixou desde a passada terça-feira de operar no concelho de Cascais, mas acredita que a situação pode ser "provisória", uma vez que ainda decorre em tribunal uma ação contra o concurso público que ditou o seu afastamento.
O concelho de Cascais desde terça-feira que passou a ser servido pela empresa de transporte espanhola Martin, que substituiu a Scotturb, após a realização de um concurso público internacional.
Suspensa greve na empresa de transportes Scotturb prevista para hoje
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.