Sábado – Pense por si

Surto de Covid-19 em embarcações de pesca com 20 infetados em Peniche

Por terem surgido casos positivos, as autoridades de saúde decidiram testar 48 tripulantes de quatro embarcações, que se encontram nos Estaleiros Navais de Peniche.

Dezanove tripulantes estrangeiros de embarcações de pesca de longo curso e um trabalhador dos Estaleiros Navais de Peniche, onde as embarcações se encontravam, estão infetados com covid-19, disse hoje o delegado saúde deste concelho do distrito de Leiria.

Renato Martins disse à agência Lusa que "os primeiros casos foram detetados na penúltima semana, depois de os tripulantes terem concluído o seu trabalho e, em virtude de irem regressar ao seu país de origem de avião, foram testados".

Por terem surgido casos positivos, as autoridades de saúde decidiram testar 48 tripulantes de quatro embarcações, que se encontram nos Estaleiros Navais de Peniche, sendo todos de nacionalidades estrangeiras, na maioria de países africanos e da Oceânia.

"Como as instalações dentro dos navios são exíguas e não há distanciamento, foram identificados 19 casos confirmados", explicou, adiantando que a origem do contágio terá sido devido a contactos em terra, em Peniche, onde a maioria está "há mais de duas semanas".

Os tripulantes que estão negativos permanecem dentro dos navios, enquanto os positivos foram realojados pela Proteção Civil em residências na cidade.

Como as embarcações estão a ser reparadas, as autoridades decidiram alargar o número de testes aos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Peniche, dos quais 15 já foram testados e um deles acusou positivo e, esta semana, estão a ser realizados cerca de 10 outros testes.

Segundo o delegado de saúde de Peniche, "o surto está controlado" até agora.

Peniche contabiliza 114 casos confirmados de covid-19, dos quais 45 estão ativos, 65 recuperaram e quatro morreram, de acordo com o boletim epidemiológico divulgado hoje pelo município.

A pandemia de covid-19 já provocou mais de um milhão e quarenta e cinco mil mortos e mais de 35,5 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 2.032 pessoas dos 80.312 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Depois de a Europa ter sucedido à China como centro da pandemia em fevereiro, o continente americano é agora o que tem mais casos confirmados e mais mortes.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.