Sábado – Pense por si

Sofia Pereira eleita secretária-geral da Juventude Socialista

Lusa 15 de dezembro de 2024 às 16:04
As mais lidas

Sofia Pereira que em novembro oficializou a sua candidatura à liderança da JS venceu as eleições com 198 votos, mais 60 que o adversário, Bruno Gonçalves, que obteve 138 votos. Há 18 anos que não havia mais do que um candidato nestas eleições.

A secretária nacional e presidente da federação de Viseu da Juventude Socialista, Sofia Pereira, foi este domingo eleita secretária-geral, sucedendo a Miguel Costa Matos no cargo que disputou com o eurodeputado Bruno Gonçalves no XXIV Congresso Nacional da JS, na Nazaré.

PAULO CUNHA/LUSA

Sofia Pereira que em novembro oficializou a sua candidatura à liderança da JS venceu as eleições com 198 votos, mais 60 que o adversário, Bruno Gonçalves, que obteve 138 votos. Sofia Pereira encabeçou a lista mais votada para a Comissão Nacional, tendo apresentado a moção geral de estratégia com o lema da candidatura "É a hora!".

Com propostas em 14 áreas distintas, Sofia Pereira propunha na moção alargar o prazo do aborto até às 14 semanas, propina negativa a médio prazo no ensino superior e a construção de 600 mil casas em dez anos para habitação acessível e a implementação de um plano nacional de urbanismo verde. Aumentar os salários dos profissionais de saúde, lançar uma campanha nacional de sensibilização para a saúde mental ou adotar a licença menstrual para mulheres com dores menstruais severas ou outras condições relacionadas são algumas das propostas na área da saúde.

Na moção, a nova secretária-geral da JS propunha, entre outras medidas, o voto aos 16 anos, a reforma do sistema eleitoral para que este seja misto e assim composto por círculos uninominais e um círculo de compensação e ainda a criação de uma entidade reguladora que exija a identificação de conteúdos manipulados nas redes sociais e imponha sanções rigorosas ao uso abusivo.

Sofia Pereira é licenciada em Comércio e Relações Económicas Internacionais pela Coimbra Business School -- ISCAC e presta assessoria técnica ao registo internacional de navios. Natural de Lamego e nascida em 25 de julho de 1999, a nova secretária-geral da JS integrou, nas últimas eleições, as listas do PS às eleições europeias e às eleições legislativas pelo círculo eleitoral de Viseu.

Membro da Comissão Nacional do PS e do Secretariado Nacional da JS, Sofia Pereira é militante da JS desde os 16 anos.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.