Sábado – Pense por si

PASSATEMPOS

Descubra os novos desafios da SÁBADO

JOGAR

Sócrates vai procurar tribunal para impugnar decisão do Conselho Superior de Magistratura

CM 17 de abril de 2024 às 12:13
Adicione como fonte preferencial no Google
As mais lidas

Pedido do antigo primeiro-ministro para impugnar o coletivo de juízes da Relação de Lisboa, no caso Operação Marquês, foi rejeitado.

José Sócrates disse esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que a escolha dos juízes nos últimos desenvolvimentos da Operação Marquês voltou a ser falseada.

"Esta é segunda vez que falseiam a escolha dos juízes", afirmou o antigo primeiro-ministro.

Acrescentou ainda que a determinação do juiz foi feita de forma arbitrária e que em 2021 a "manipulação deixou de ser uma teoria da conspiração e passou a ser um facto comprovado".

José Sócrates garantiu que vai a tribunal procurar impugnação judicial e que "desta vez [as juízas] mudam os factos, o crime e a moldura penal, agravando-a".

O antigo primeiro-ministro acusou as juízas de o prejudicarem, violarem a lei e ajudarem o Ministério Público.

"É um ato de brutalidade contra mim, que sou o principal visado", disse.

Mais uma vez, Sócrates volta a mencionar que em 10 anos a escolha de juízes foi viciada duas vezes assim como a acusação.

"Transporta um arbítrio e uma violência nunca antes visto no sistema português (...) Operação Marquês é um processo de exceção", acrescentou.

José Sócrates disse ainda que é "vítima" pela segunda vez.

O antigo primeiro-ministro acusou o Conselho Superior da Magistratura de usar um "novo estratagema" para exclusividade e cumulações de funções, para que "as juízas prolonguem competências no processo", sublinhando que isto é ilegal.

Artigos Relacionados