Sábado – Pense por si

Só sete das 26 afegãs da seleção nacional acolhidas em Portugal jogam futebol

Correio da Manhã 20 de novembro de 2021 às 13:56
As mais lidas

Grupo de raparigas com idades entre os 14 e 16 anos foi acolhido em Lisboa, após ter sido retirado de Cabul. Mas, segundo a RTP, nem todas são futebolistas.

Só sete das 26 mulheres refugiadas afegãs que integram a comitiva da seleção nacional de futebol júnior do Afeganistão praticam futebol. O grupo em questão foi acolhido em Lisboa, após ter sido retirado de Cabul, nos momentos de maior tensão com os talibãs.

Jovens refugiadas afegãs em Lisboa
Jovens refugiadas afegãs em Lisboa DR

A informação de que só parte do grupo de mulheres convocadas de facto são futebolistas foi avançada pela RTP. Têm entre 14 e 16 anos e chegaram a Portugal num voo charter, assim como às suas famílias, para fora de Cabul, rumo a Portugal. No total, nessa altura, chegaram ao nosso País mais de 80 pessoas.

O grupo foi acolhido provisoriamente em unidades de acolhimento da Grande Lisboa, tendo depois sido transferido, para habitações autónomas de norte a sul do país. As mulheres da seleção nacional de futebol júnior do Afeganistão ficaram em Lisboa e chegaram a jogar com o Benfica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.