Sábado – Pense por si

Só os moradores vão poder estacionar no Bairro da Misericórdia, em Aveiro

29 de novembro de 2019 às 16:37
As mais lidas

Esta medida"garante que naquele pequeno núcleo urbano fique salvaguardado o estacionamento de quem ali habita", indica a autarquia em comunicado.

A Câmara deAveiroanunciou hoje várias alterações ao estacionamento tarifado na cidade para 2020, que passa a incluir oBairro da Misericórdiana Zona B6, com o estacionamento nos arruamentos do Bairro a ser exclusivo para residentes.

Esta medida "garante que naquele pequeno núcleo urbano fique salvaguardado o estacionamento de quem ali habita", indica a autarquia em comunicado.

Localizado junto à Universidade e ao Hospital de Aveiro, o Bairro da Misericórdia é constituído por um pequeno aglomerado de casas térreas, dispostas em pequenos e estreitos arruamentos que são diariamente ocupados como estacionamento automóvel de pessoas alheias ao bairro.

"De acordo com a estratégia implementada desde 2015, o zonamento das áreas de parqueamento, Zona A (central), Zona B (periférica), PLD (Parques de Longa Duração) e Zona AM (Moradores) têm sido fundamentais para disciplinar e regular a utilização do automóvel na cidade", refere uma nota municipal.

Em relação aos moradores, segundo a nota municipal hoje divulgada, o cartão avençado para a Zona A (55 euros por ano), Zona B (30 euros por ano) e PLD (20 por ano), são opções que os utilizadores têm à sua disposição para 2020.

Além de algumas zonas serem reservadas a moradores (AM), o que passa a vigorar no Bairro da Misericórdia, a zona A corresponde à zona mais central de Aveiro, sendo permitido o estacionamento por um período máximo de duas horas e mínimo de 15 minutos, sendo a tarifa horária de 80 cêntimos.

A zona B, mais periférica, tem um custo diário de dois euros, e é sempre cobrado o mínimo de 10 cêntimos, correspondente a 15 minutos, já que a tarifa horária é de 40 cêntimos.

Nos chamados Parques de Longa Duração é cobrado um euro por dia e 50 cêntimos de a utilização for entre as 17 horas e as 20 horas, sendo o respetivo talão válido em qualquer desses parques durante o mesmo dia.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.