Sábado – Pense por si

Só metade dos contactados respondeu ao SMS para receber vacina

SÁBADO
SÁBADO 26 de fevereiro de 2021 às 08:37
As mais lidas

Foram enviadas 30.500 mensagens por telemóvel, Chegaram 16.799 respostas.

As autoridades de saúde já enviaram 30.500 mensagens escritas para os telemóveis das pessoas com mais de 80 anos e entre os 50 e os 79 que tenham pelo menos uma das quatro doenças classificadas de risco. Destas mensagens foram recebidas apenas 16.799 respostas, ou seja, pouco mais de metade (55,08%) das pessoas respondeu, avança oPúblico.

ESTELA SILVA/LUSA

Das que responderam, 406 disseram que não queriam ser vacinadas, adiantam ainda os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde. Estes números mostram que é necessário variar a forma de contacto. Muitos idosos referem que não conseguem mexer no telemóvel e há já juntas de freguesias a contactar os idosos porta a porta para perceber se receberam a mensagem dos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde tem sublinhado que o SMS é apenas o meio preferencial de contactos, mas que todos os utentes que não respondam à mensagem serão contactos por outros meios. Os centros de saúde podem telefonar para agendar a vacinação ou até enviar uma carta.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão.