Sábado – Pense por si

Só existem duas escolas públicas no top 50

Diogo Barreto
Diogo Barreto 04 de abril de 2025 às 00:01
As mais lidas

Entre as escolas que fizeram mais de 100 exames, a primeira pública aparece no 28º lugar e é a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis. A escola com melhores resultados foi o Colégio Efanor.

As dez escolas com melhores resultados médios nos exames nacionais situam-se maioritariamente no norte do País e entre as 50 melhores a nível nacional, apenas duas são públicas. A escola pública com melhor média nos exames foi a Escola Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, em Oliveira de Azeméis. Noranking das melhores escolas, das que fizeram mais de 100 exames, ficou em 28º lugar.

Entre as que fizeram mais de 100 provas, a escola com melhor média a nível nacional foi o Colégio Efanor, em Matosinhos. A escola privada teve uma média de 16,72 nos exames nacionais. A segunda com melhores resultados foi o Colégio Nossa Senhora do Rosário, no Porto, com média de 16,09. A fechar o top está o Grande Colégio Universal, também no Porto, com uma média de 16,01 na tabela elaborada pelaSÁBADOcom base em dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).

Numa lista que ordena os 500 estabelecimentos de ensino público e privado com mais de 100 provas realizadas no ano passado, os colégios voltam a ocupar os primeiros lugares tendo em conta a média obtida nos exames nacionais do secundário. Se excluirmos esse critério, em primeiro lugar aparece o Colégio Oriente, em Lisboa, com uma média de 18,96, mas apenas três exames nacionais realizados. Em segundo, com quatro exames realizado, está o Extrenato Nossa Senhora do Rosário, em Cascais, com 17,3.

Tendo em conta os parâmetros definidos pelaSÁBADO,são quase três valores inteiros que distinguem entre a escola privada com melhores resultados nos exames nacionais e a melhor pública. A melhor pública é então a Básica e Secundária Dr. Ferreira da Silva, com uma média de 13,87.

Já o top 10 geral conta com duas escolas em Lisboa, duas no Porto, uma em Cascais, uma em Matosinhos, uma em Guimarães (Colégio do Ave), uma Vila Nova de Gaia (Colégio dos Cedros), uma em Braga (Colégio D. Diogo de Sousa), uma na Maia (Colégio Novo da Maia) e uma em Almada (Colégio Campo de Flores). As escolas públicas que aparecem no top 50 geral de todas as escolas com mais e menos de 100 provas são a de Oliveira de Azemeis e a Secundária Tomaz Pelayo (Santo Tirso).

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro

Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres