Sábado – Pense por si

Sindicatos vão enviar à Ryanair minutas de contratos de trabalho

Em conjunto com os seus congéneres europeus, o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil avançou com uma proposta à companhia aérea.

O Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), em conjunto com os seus congéneres europeus, vai enviar à Ryanair propostas de minutas de contratos de trabalho, avançou a estrutura em comunicado.

"O SNPVAC e os seus congéneres europeus, tendo por base as declarações proferidas pela Comissária Sra. Marianne Thyssen, de modo a contribuírem para a resolução imediata do diferendo que opõe trabalhadores/sindicatos e Ryanair, irão enviar à empresa, até ao início da próxima semana, propostas de minutas de contrato de trabalho que cumpram a legislação nacional de cada país e demais regulamentos", garantiu o sindicato em comunicado.

O sindicato refere-se a declarações da comissária europeia para o Emprego, Marianne Thyssen, que reiterou ao presidente da Ryanair que as regras europeias determinam que a legislação laboral aplicável é a do país de onde a tripulação voa e não a do que contrata.

"As regras da União Europeia (UE) sobre contratos de trabalho de tripulações de transportes aéreos são claras: não é a bandeira da transportadora que determina a legislação aplicável. É o local de onde a tripulação parte de manhã e regressa à noite, sem que o empregador tenha de reembolsar as despesas", disse Thyssen a Michael O'Leary.

O SNPVAC adiantou ainda que "com esta acção é pretendido um avanço decisivo para a implementação da lei nacional em todos os contratos de trabalho e na protecção das garantias dos tripulantes de cabine da Ryanair".

A companhia aérea 'low cost' (baixo custo) enfrentou uma greve no dia 28 de Setembro. Os trabalhadores pedem contratos de trabalho segundo as leis laborais de cada país e não a lei irlandesa, que tem sido usada pelo grupo.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.