Sábado – Pense por si

Sindicatos de enfermeiros admitem regresso à greve após "impasse negocial"

Os sindicatos que fazem parte da FENSE consideram que a reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE resultou num "impasse".

Os sindicatos que fazem parte daFederação Nacional dos Sindicatos dos Enfermeiros(FENSE) admitem voltar à greve após uma reunião, esta quinta-feira, com representantes dos ministérios da Saúde e das Finanças e dos hospitais EPE ter resultado num "impasse".

José Azevedo, presidente do Sindicato dos Enfermeiros, que integra a FENSE com o Sindicato Independente dos Profissionais de Enfermagem, disse à Lusa que a reunião de hoje para negociar a contratação coletiva resultou num "impasse", sem que as reivindicações sindicais tivessem tido o acolhimento desejado.

As partes, disse José Azevedo, voltam a reunir-se em 19 de junho, já depois de os sindicatos entregarem uma última proposta que, caso não seja aceite, levará muito provavelmente osenfermeirosa fazer greve e a encetar outras formas de luta.

"Foi uma reunião cansativa, mas pouco produtiva", declarouJosé Azevedo, sublinhando que a reunião de dia 19 será decisiva e uma oportunidade de evitar a greve.

O sindicalista lembrou que a negociação do acordo coletivo arrasta-se desde agosto de 2017 e que oGoverno, em final de mandato, ainda não conseguiu chegar a acordo com os enfermeiros.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.