"Considerando o plano de vacinação que se encontra a decorrer, a ASPL voltou a apelar" ao Governo para que "trabalhe no sentido de priorizar a vacinação dos professores e dos educadores".
Sindicato volta a reclamar prioridade na vacinação de professores
A Associação Sindical dos Professores Licenciados (ASPL) voltou hoje a pedir ao Governo para priorizar a vacinação dos professores e educadores de infância contra a covid-19, defendendo que devem ser considerados profissionais de risco.
Vacinação China covid-19Reuters
"Considerando o plano de vacinação que se encontra a decorrer, a ASPL voltou a apelar ao Ministério da Educação que, em articulação com o Ministério da Saúde, trabalhe no sentido de priorizar a vacinação dos professores e dos educadores, que devem ser considerados profissionais de risco", refere em comunicado o sindicato, que hoje reuniu-se com a tutela para um balanço do primeiro período letivo.
Segundo a ASPL, os professores e educadores de infância "estão particularmente expostos", sendo "impossível cumprir as regras de distanciamento físico impostas pela DGS [Direção-Geral da Saúde] na esmagadora maioria das escolas, designadamente nas salas de aula".
No comunicado, a associação sindical lamenta "a falta de abertura ao diálogo e à negociação" por parte do Ministério da Educação para a resolução de "muitos problemas", como a falta de professores e de informação sobre a progressão de carreiras e o regime de saúde e segurança nas escolas.
A pandemia da covid-19 provocou pelo menos 1.884.187 mortos resultantes de mais de 87,1 milhões de casos de infeção em todo o mundo, segundo um balanço feito pela agência noticiosa francesa AFP.
Em Portugal, morreram 7.472 pessoas dos 456.533 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da DGS.
A campanha de vacinação contra a covid-19 iniciou-se no país em 27 de dezembro com a inoculação de profissionais de saúde dos hospitais. Na segunda-feira foi alargada a lares de idosos.
A covid-19 é uma doença respiratória causada por um novo coronavírus (tipo de vírus) detetado no final de dezembro de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em dois períodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.