NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
Governo autorizou a passagem à pré-reforma de 500 elementos da PSP e a Associação Sindical dos Profissionais de Polícia decidiu suspender protesto.
A Associação Sindical dos Profissionais de Polícia (ASPP/PSP) suspendeu esta terça-feira uma concentração, marcada para sexta-feira, frente ao Ministério da Administração Interna depois de o Governo autorizar a passagem à pré-reforma de 500 profissionais.
O Governo autorizou na segunda-feira a passagem à pré-reforma de 500 elementos da PSP, uma decisão que teve por base uma proposta do diretor nacional daquela polícia, Luís Carrilho, como então disse à Lusa fonte oficial do Ministério da Administração Interna (MAI).
"A ASPP/PSP, "inusitadamente", teve conhecimento da publicação de tal despacho e, nesses termos, considerando que a razão pela qual a iniciativa foi delineada se encontrar ultrapassada, decidiu suspender a mesma", refere o sindicato em comunicado.
Numa anterior decisão, o sindicato tinha decidido marcar a concentração por considerar "incongruente e provocador o atraso da publicação do despacho que permite a saída de profissionais para a pré-aposentação referente ao ano de 2024".
Na nota hoje divulgada, a ASPP/PSP adianta que "esta suspensão surge de outra premissa constante em toda a problemática da pré-aposentação e, em parte, do agendamento da concentração, ou seja, ultrapassado que fica o Despacho referente às vagas de 2024, coloca-se o despacho referente às de 2025, que se espera ocorra, até maio de 2025".
O associação sindical adianta que, embora suspensa a Concentração agendada para sexta-feira, irá "remarcá-la para o mês de maio, em dia a definir, caso o Despacho referente ao presente ano não seja publicado até esse mês e porque a questão da pré-aposentação é um incumprimento constante nas mais diversas vertentes, uma profunda desconsideração por quem tanto deu à Instituição policial".
O número de polícias que vão passar à pré-aposentação é fixado de acordo com a disponibilidade, tendo em conta as necessidades operacionais e admissão de novos elementos, daí ser fixado anualmente por proposta do diretor nacional da PSP.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.