Sábado – Pense por si

Sete concelhos do Algarve em risco máximo de incêndio

31 de maio de 2020 às 10:36
As mais lidas

Por outro lado, 12 distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo devido à previsão de trovoada, chuva forte e queda de granizo.

O distrito de Faro tem este domingo sete concelhos em risco máximo de incêndio, enquanto o distrito de Beja tem três com risco muito elevado, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Em risco máximo de incêndio estão os concelhos algarvios de Monchique, Silves, Faro, São Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim e Castro Marim.

Os restantes concelhos do distrito de Faro apresentam um risco muito elevado ou elevado e apenas Lagoa tem uma situação moderada.

No distrito de Beja, os concelhos com risco muito elevado são os de Odemira, Almodôvar e Mértola.

Os restantes concelhos deste distrito apresentam um risco elevado ou moderado.

Este risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo.

Os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Doze distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo hoje, entre as 11:00 e as 21:00, devido à previsão de trovoada, chuva forte e queda de granizo, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Bragança, Viseu, Porto, Guarda, Vila Real, Santarém, Viana do Castelo, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga são os distritos que estão sob aviso amarelo.

O aviso amarelo é emitido pelo IPMA quando existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.