Atendimento passar a ser feito segundo "o grau de gravidade e de patologia" que apresentam e "não por ordem de chegada", como acontece atualmente.
O Serviço de Urgência Básica (SUB) do Centro de Saúde deEstremozvai começar este mês a fazer a triagem de doentes, 11 anos depois de estar a funcionar, revelou o diretor da unidade de saúde esta segunda-feira.
Mohammad Al Wattar indicou à agênciaLusaque o atendimento de doentes nas urgências de Estremoz, no distrito de Évora, vai passar a ser feito segundo "o grau de gravidade e de patologia" que apresentam e "não por ordem de chegada", como acontece atualmente.
"Na maioria das vezes, o doente que vem de ambulância tem prioridade, mas há casos de doentes que chegam sozinhos ao serviço de urgência, que são mais graves, e por isso passam à frente", explicou o diretor do centro de saúde e do SUB.
O serviço de triagem, de acordo com o clínico, vai funcionar 24 horas por dia, num espaço que foi adaptado para o efeito, garantido por 11 enfermeiros com qualificação, que receberam formação específica para este trabalho.
O diretor do centro de saúde referiu que "estão criadas as condições para o funcionamento deste serviço", considerando que anteriormente não foi possível a sua concretização, sobretudo por não haver uma equipa de enfermeiros com a formação necessária.
O Serviço de Urgência Básica de Estremoz funciona 24 horas por dia, com dois médicos, dois enfermeiros, que vão passar a ser três, um técnico de raios X, um assistente técnico administrativo e um assistente técnico operacional, contando ainda com uma viatura de suporte imediato de vida (SIV), com um técnico de emergência pré-hospitalar e um enfermeiro.
O SUB de Estremoz foi inaugurado em 15 de abril de 2008, pelo então primeiro-ministro,José Sócrates, enquanto o atual centro de saúde foi inaugurado em 23 de maio de 1993, pelo então primeiro-ministro,Aníbal Cavaco Silva.
Serviço de Urgência Básica de Estremoz vai iniciar este mês triagem de doentes
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
No feudalismo medieval, o feudo era a unidade básica: uma porção de terra concedida por um senhor a um vassalo, em troca de lealdade e serviço. A terra determinava o poder.
E essa gente está carregada de ódio, rancor e desejos de vingança, e não esquecem nem perdoam o medo e a humilhação que aqueles seus familiares (e, em alguns casos, eles próprios, apesar de serem, nessa altura, ainda muito jovens).
A evolução das políticas públicas de energia e ambiente, desde a década de 70, tem sido positiva, especialmente no domínio da agenda e formulação de políticas, atravessando governos diversos, embora muito por efeito da nossa integração europeia.
Cenas de mau-gosto como equiparar fascismo e comunismo, sistemas ditatoriais aspirando a dominação totalitária, «não se faziam em jantares de esquerda»