Sábado – Pense por si

Rutura total do sistema Citius. Até se investigou se houve sabotagem

António José Vilela
António José Vilela 14 de março de 2022 às 08:00

Em setembro de 2014 o sistema informático da justiça entrou em rutura total. Por isso, dezenas de processos foram redistribuídos sem sorteio aos juízes, como aconteceu com a Operação Marquês.

A plataforma informática que gere os processos judiciais, o Citius, entrou em rutura nacional no início de setembro de 2014, precisamente quando foi redistribuída manualmente a Operação Marquês ao juiz Carlos Alexandre, o magistrado judicial que já tutelava a investigação há cerca de um ano. Na altura, chegou a suspeitar-se de sabotagem informática no Citius, mas o processo então investigado pelo Ministério Público (MP) não veio a confirmar a existência desse crime ou de qualquer outro. No entanto, o documento frisou o óbvio: esteve mesmo instalado o caos nos tribunais portugueses.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.