O líder do livre mostrou-se hoje preocupado com a ascenção da extrema-direita em Portugal, após uma reunião com o Presidente da República.
O Livre esteve esta quarta-feira reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e à saída da reunião o líder do partido, Rui Tavares, falou com os jornalistas e mostrou preocupação quanto à subida da extrema-direita em Portugal.
"O Livre veio dizer muito claramente que a esquerda deve despertar para esta realidade", afirmou.
Em declarações aos repórteres, Rui Tavares aproveitou ainda para acusar a Iniciativa Liberal de "mandar gasolina para o fogo", ao ter decidido apresentar uma revisão constitucional, e lembrou que com o último projeto apresentado "o serviço de rádio e televisão deixaria de estar constitucionalmente garantido".
"Hoje a Iniciativa Liberal anunciou que iria apresentar um projeto de revisão constitucional. Portanto, a seguir a umas eleições, que foram extremadas sobre todos os pontos de vista comparativamente com qualquer uma na história da política portuguesa, a Iniciativa Liberal acha que este é o momento correto para apresentar um projeto de revisão constitucional. Já sabíamos que a Iniciativa Liberal gostava de motosserras, mas agora percebemos que gosta de mandar gasolina para o fogo."
Rui Tavares considerou que este "não foi um tema [apresentado] na campanha eleitoral" e que, por isso, "nao existe legitimidade para fazer uma revisão constitucional". Além disso, desafiou Luís Montenegro, a dar "sinais que esta legislatura não é uma legislatura para se fazer uma revisão contitucional". "É preciso que as pessoas tenham noção do abismo para o qual podemos estar a olhar."
Questionado se propõe uma coligação de esquerda, respondeu apenas: "Estou a propor que haja uma reflexão enorme de uma amplitude histórica."
O Presidente da República ouviu esta quarta-feira a Iniciativa Liberal e o Livre, isto depois de na terça-feira terem ocorrido audiências aos líderes do PSD, PS e Chega. Durante uma comunicação aos jornalistas, Rui Rocha, da IL, avançou que iria apresentar uma revisão da constituição.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Brigitte e Emmanuel nada têm a ganhar com este processo que empestará ainda mais a atmosfera tóxica que rodeia o presidente, condenado às agruras políticas de um deplorável fim de mandato
O Chega está no centro do discurso político e comunicacional português, e bem pode o PSD querer demarcar-se a posteriori (e não quer muito) que perde sempre. A agenda política e comunicacional é a do Chega e, com a cloaca das redes sociais a funcionar em pleno
É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro