Sábado – Pense por si

Rui Tavares sobre revisão constitucional: "Iniciativa Liberal gosta de mandar gasolina para o fogo"

Luana Augusto
Luana Augusto 21 de maio de 2025 às 18:23
As mais lidas

O líder do livre mostrou-se hoje preocupado com a ascenção da extrema-direita em Portugal, após uma reunião com o Presidente da República.

O Livre esteve esta quarta-feira reunido com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e à saída da reunião o líder do partido, Rui Tavares, falou com os jornalistas e mostrou preocupação quanto à subida da extrema-direita em Portugal.

"O Livre veio dizer muito claramente que a esquerda deve despertar para esta realidade", afirmou. 

Em declarações aos repórteres, Rui Tavares aproveitou ainda para acusar a Iniciativa Liberal de "mandar gasolina para o fogo", ao ter decidido apresentar uma revisão constitucional, e lembrou que com o último projeto apresentado "o serviço de rádio e televisão deixaria de estar constitucionalmente garantido".

"Hoje a Iniciativa Liberal anunciou que iria apresentar um projeto de revisão constitucional. Portanto, a seguir a umas eleições, que foram extremadas sobre todos os pontos de vista comparativamente com qualquer uma na história da política portuguesa, a Iniciativa Liberal acha que este é o momento correto para apresentar um projeto de revisão constitucional. Já sabíamos que a Iniciativa Liberal gostava de motosserras, mas agora percebemos que gosta de mandar gasolina para o fogo."

Rui Tavares considerou que este "não foi um tema [apresentado] na campanha eleitoral" e que, por isso, "nao existe legitimidade para fazer uma revisão constitucional". Além disso, desafiou Luís Montenegro, a dar "sinais que esta legislatura não é uma legislatura para se fazer uma revisão contitucional". "É preciso que as pessoas tenham noção do abismo para o qual podemos estar a olhar."

Questionado se propõe uma coligação de esquerda, respondeu apenas: "Estou a propor que haja uma reflexão enorme de uma amplitude histórica."

O Presidente da República ouviu esta quarta-feira a Iniciativa Liberal e o Livre, isto depois de na terça-feira terem ocorrido audiências aos líderes do PSD, PS e Chega. Durante uma comunicação aos jornalistas, Rui Rocha, da IL, avançou que iria apresentar uma revisão da constituição.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.