O presidente da autarquia disse que o posto da GNR, localizado no centro da vila, "é manifestamente insuficiente" para acolher os militares ali destacados.
A Câmara de Ribeira de Pena anunciou hoje a construção de um novo posto daGNR, num investimento de um milhão de euros decorrente de um protocolo a assinar entre o município e o Ministério da Administração Interna.
O presidente da autarquia, João Noronha, disse hoje à agência Lusa que o posto da GNR de Ribeira de Pena, localizado no centro da vila, "é manifestamente insuficiente" para acolher os militares ali destacados e apontou as más condições do edifício que foi a primeira Câmara Municipal do concelho.
"Conseguimos junto do senhor secretário de Estado da Administração Interna sensibilizá-lo para o problema e tivemos o compromisso de que, em breve, iremos celebrar um contrato programa através do qual o município cede o terreno e o ministério vai aplicar aqui um milhão de euros para a construção de um novo quartel", frisou.
Para João Noronha, esta "é uma obra importante e há muito tempo ansiada".
O presidente destacou também a obra de requalificação do quartel do Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro (GIPS) da GNR, que representa um "investimento de 400 mil euros" assumido "por inteiro" pelo município.
"Temos que dar dignidade e condições de trabalhos aos militares do GIPS que prestam um serviço muito importante neste concelho que possui uma floresta rica, temos a maior mancha contínua de pinheiro bravo da Península Ibérica", salientou.
O edifício que acolhe os GIPS tem, de acordo o autarca, "péssimas condições, desde o frio que deixa entrar, a cozinha, as camaratas e a insuficiência de espaço".
Segundo João Noronha, esta intervenção está dependente do concurso público que foi lançado no final do ano passado e "sofreu alguns atrasos devido a reclamações por parte de concorrentes".
Ribeira de Pena vai ter novo posto da GNR que vai custar um milhão de euros
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.