Eurico Castro Alves, especializado em Cirurgia Geral, integra os quadros do Hospital Santo António, no Porto, foi nomeado pelo Governo para coordenar o grupo de trabalho para definir um plano de emergência do Serviço Nacional de Saúde.
O Ministério da Saúde formou, esta segunda-feira, um grupo de trabalho para definir um Plano de Emergência do Serviço Nacional de Saúde (SNS). O grupo de trabalho, que vai ser coordenado por Eurico Castro Alves, deverá apresentar um relatório final num prazo de 30 dias.
Vítor Mota/medialivre
O plano surge no âmbito do compromisso do governo da AD de nos primeiros 60 dias de mandato propor um Plano de Emergência da Saúde, fase aos problemas do SNS e à degradação das condições de acesso aos cuidados de saúde.
Quem é o coordenador do plano?
Nascido no Porto em 1961, Eurico Castro Alves é especializado em Cirurgia Geral, pertencendo aos quadros do pessoal médico do Hospital Santo António, no Porto.
Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Completou a sua formação em Cirurgia Geral na Southern Illinois University Medical School e no Cook Country Hospital of Chicago, no estado de Illinois, nos Estados Unidos. Foi também instrutor em Advanced Trauma Life Support pelo comité de Trauma do mesmo estado.
Tirou a sua pós-graduação em Gestão na Universidade Católica Portuguesa, e em Liderança e Networking na Universidade Nova de Lisboa. Fez também o Programa de Alta Direção de Instituições de Saúde (PADIS) da AESE Business School e o Program Advanced Management pelo Instituto de Estudos Superiores, Financeiros e Fiscais do Porto.
Entre 2005 a 2012, Eurico Castro Alves foi vogal do Conselho Diretivo da Entidade Reguladora da Saúde, onde criou o Sistema Nacional de Avaliação em Saúde e o Serviço de Reclamações. Em 2007 foi nomeado pelo então ministro da Saúde, Correia de Campos, para o Conselho Consultivo da Comissão Nacional para o Desenvolvimento da Cirurgia de Ambulatório.
Entre setembro de 2012 e outubro de 2015 foi presidente do Conselho Diretivo da Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos da Saúde (Infarmed). Durante a sua presidência foi criado o Sistema Nacional de Avaliação de Tecnologias de Saúde, e o Farmed, Fórum das Agências Reguladoras dos Países do Espaço Lusófono.
Eurico Castro Alves foi mentor do Grupo Europeu de Combate à Contratação de Medicamentos. No campo académico, publicou e coordenou vários trabalhos na área da Cirurgia Geral, regulação e qualidade de Saúde.
Além de ter sido agora nomeado coordenador do Plano de Emergência do SNS, é também professor de Cirurgia no Mestrado Integrado de Medicina do Instituto de Ciência Biométricas Abel Salazar.
O secretário de Estado da Saúde já veio garantir que está empenhado na definição deste plano, que terá "participação daqueles que, no dia-a-dia, intervêm no SNS, conhecendo os seus problemas e desafios". Segundo o despacho em que é criado o grupo de trabalho, este tem como objetivo a "definição de orientações que permitam melhorar o acesso, em tempo útil, aos cuidados de saúde, promovendo a devida articulação com as várias instituições do Ministério da Saúde e a respetiva implementação".
A equipa é então composta, por Eurico Castro Alves, Alberto Caldas Afonso, António Marques, Catarina Baptista, Cláudia Belo Ferreira, João Gouveia, Lucindo do Couto Ormonde, Luís Campos Pinheiro, Maria do Rosário Rodrigues de Barros, Nuno Miguel Marta de Oliveira da Silva Freitas, Paulo Jorge Barbosa Carvalho, Ricardo Correia de Matos e Rosa Valente de Matos Zorrinho.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.
O espaço lusófono não se pode resignar a ver uma das suas democracias ser corroída perante a total desatenção da opinião pública e inação da classe política.
É muito evidente que hoje, em 2025, há mais terraplanistas, sim, pessoas que acreditam que a Terra é plana e não redonda, do que em 1925, por exemplo, ou bem lá para trás. O que os terraplanistas estão a fazer é basicamente dizer: eu não concordo com o facto de a terra ser redonda.