Sábado – Pense por si

Quem é Fernando Anastácio, o recente e já polémico porta-voz da CNE

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 02 de fevereiro de 2024 às 11:41

IL acusa o ex-deputado do PS de tentar "concidionar" a normal atividade de campanha. Anastácio é casado com uma juiza condenada com "advertência" por ter estado na campanha política do marido, negociou os aumentos dos juízes e não pediu escusa por conflito de interesses, e é pai de Pedro Anastácio, que foi adjunto de gabinete do governo socialista aos 25 anos.

Já lá vai o tempo (2013) em que o porta-voz da CNE (Comissão Nacional de Eleições), o socialista Nuno Godinho de Matos, se demitiu depois de ter aceitado ser advogado da candidatura de Francisco Moita Flores em Oeiras. Depois disso, o cargo foi sendo ocupado pelos discretos João Almeida (do PCP) e João Tiago Machado (indicado pelo CDS), pouco conhecidos, ambos com um perfil político menos vincado e que acabaram por conferir ao cargo um estilo de intervenção pública mais neutro do ponto de vista partidário.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.