Única lista que viu excluídas as candidaturas apresentadas aos órgãos nacionais e regionais já anunciou que vai impugnar o ato eleitoral, considerando ser "uma decisão ilegal".
Quatro listas disputam as eleições para a Ordem dos Enfermeiros, que decorrem em novembro, e a única que viu excluídas as candidaturas apresentadas aos órgãos nacionais e regionais já anunciou que vai impugnar o ato eleitoral.
Em comunicado, a lista excluída -- "Dignificar a Ordem, Valorizar os Enfermeiros" -- rejeita os argumentos apresentados pela Comissão Eleitoral (CE), considerando que se trata de "uma decisão ilegal e atentatória dos direitos dos membros da Lista e altamente lesiva dos interesses dos enfermeiros portugueses".
A lista em causa considera lamentável a rejeição de todas as candidaturas que apresentou (aos órgãos nacionais e regionais -- centro, norte e sul) e diz que revela "de forma gritante a necessidade de mudança dos órgãos sociais da Ordem dos Enfermeiros".
"Os argumentos da CE são grosseiros, roçam o absurdo e seriam risíveis se não consubstanciassem uma tentativa antidemocrática, ilegal e imoral de impedir a disputa das eleições pela nossa lista, condicionando dessa forma arbitrária e escandalosa o resultado das eleições", escrevem.
Em relação à desconformidade com a lei da paridade, um dos argumentos usados para a exclusão, a lista "Dignificar a Ordem, Valorizar os Enfermeiros" diz que tal argumento não poderia ser usado pois a lei, no seu artigo 11.º, diz que "os limiares mínimos de representação equilibrada definidos nos artigos 6.º e 7.º são aplicáveis a partir de 01 de janeiro de 2020".
"A CE invoca uma disposição legal que só entrará em vigor em 2020 para rejeitar uma lista candidata a eleições que se disputam em 2019", sublinham.
Com a exclusão desta lista, concorrem às eleições para a Ordem dos Enfermeiros, que se realizam no dia 06 de novembro, quatro listas.
A lista A - "Orgulhosamente com os Enfermeiros" - concorre aos órgãos de bastonário, nacionais e regionais (Açores, Madeira, centro, norte e sul); a lista B -- "Enfermagem -- A Causa Maior" -- concorre aos órgãos de bastonário, nacionais e regionais (Centro e Norte), pois viu rejeitada a candidatura à secção regional sul; a lista C -- "Por uma Enfermagem Positiva" -- concorre aos órgãos regionais da Madeira e a lista E -- "Juntos pela Enfermagem Açoriana: Compromisso e responsabilidade" -- concorre aos órgãos regionais dos Açores.
Quatro listas disputam eleições na Ordem dos Enfermeiros, uma vai impugnar
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.
“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.
É excelente poder dizer que a UE já aprovou 18 pacotes de sanções e vai a caminho do 19º. Mas não teria sido melhor aprovar, por exemplo, só cinco pacotes muito mais robustos, mais pesados e mais rapidamente do que andar a sancionar às pinguinhas?
Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.